Flor de cerejeira (SAKURA)
A flor de cerejeira, chamada no Japão de “sakura”, encanta a muitas pessoas com suas delicadas pétalas rosadas e seu significado repleto de simbolismo, envolvendo o amor, a beleza, a renovação e a esperança.
Com varias espécies documentadas, a flor de cerejeira é símbolo nacional no Japão. Os japoneses acreditam que ela tem significado místico e possui até uma lenda! Vamos conhecer mais sobre essas lindas espécies?
Possível origem da flor de cerejeira
Uma das explicações para a sua origem afirma que a princesa Konohana Sakuya Hime teria caído do céu próxima ao monte Fuji, transformando-se na bela flor. Outra crença atribuída ao surgimento da cerejeira está ligada à cultura do arroz, afinal, “Kura” significa “depósito para guardar arroz”. O alimento é a base da culinária japonesa e, assim como a flor, também é considerado uma dádiva.
A efemeridade da florada também deu origem à outra lenda ligada aos samurais. Muitos comparam o pouco tempo que a flor sobrevive à breve vida dos guerreiros orientais, que estavam sempre dispostos a morrer por seus mestres.
Saiba mais sobre o Hanami
Independentemente das lendas, a flor de cerejeira é objeto de adoração do povo japonês, que espera ansiosamente pelo mês de março/abril, início da primavera, para festejar o “Hanami” ou “apreciação das flores”. A florada dura em média três dias e os japoneses aproveitam esse período para ver as flores, fazer piquenique, dançar e cantar à sombra das árvores, como uma tradição oriental. O Hanami é um acontecimento nacional que mobiliza milhões de japoneses atentos à previsão do tempo para tentar adivinhar em quais dias se dará a florada da cerejeira.
Comentários
Postar um comentário